sexta-feira, 1 de agosto de 2025

O gato que amava livros

  
Oioi amigas, tudo bem com vocês??
Me desculpem por estar beeem off aqui no blog, minha tia vai fazer festa de 60 anos e todos aqui em casa estão empenhados em ajudar ela, está sendo muito legal...aff estou superanimada!! Mas por isso acabei deixando o blog de lado um pouquinho, mas juro que este mês irei ser mais ativa aqui e o blog estará a todo vapor!
 
Mas agora vamos ao assunto principal..."O gato que amava livros" de Sosuke Natsukawa. 

Gente, eu comprei este livro em 2023, eu entrei na livraria e minha mãe falou: "quer algo, filha?"... o que é bem raro minha mãe falar na livraria, já que eu sou super capaz de falir ela só de respirar na frente da loja. Geralmente eu olho 1001 livros até decidir qual eu realmente quero (eu quero todos, mas não dá, né), mas com este livro foi diferente, eu olhei na estante, peguei ele meio que sem pensar e fui ao caixa. Só que, quando cheguei em casa, eu guardei ele e nunca mais peguei para ler...até este ano.

Eu contei tudo isto por que, sinto que li ele na hora certa, tipo, dependendo do meu mood, eu acredito em destino. E nesta situação eu acredito que foi o destino (ou algo assim) que me fez ler este livro no momento certo! Se eu tivesse lido antes, lá em 2023, eu não teria compreendido a mensagem dele.

 A história na verdade é uma crítica aos leitores e aos livros da atualidade, separada em aventuras. São 4 capítulos, e a cada capítulo, o protagonista (o Rintaro 👄) irá enfrentar labirintos para "libertar os livros". Apesar de ter concordado com, pelo menos, 80% do livro, eu achei a opinião do escritor meio fechada, em algumas questões ele jogou a crítica e parece que não procurou entender melhor o motivo daquilo que ele criticou. Um exemplo é o fato das pessoas lerem e lerem tantos livros por ano, só para se gabar, tipo: "você só leu mil páginas este ano??? Nossa, eu li sete mil"...mas, por que as pessoas estão assim? Por que as pessoas hoje em dia, estão querendo ter tal hobby só por ele ser modinha, e todos tem que ser sempre o melhor, só para se gabar?

Então, minha opinião é: o livro é muito bom! Mas ele seria muito melhor se o autor tivesse se aprofundado nas causas daquilo que ele criticou.

 

"Não é verdade que que, quanto mais você lê, mais você vê o mundo. Não importa quanto conhecimento consiga empilhar na própria cabeça, a menos que pense com sua própria mente, ande com suas próprias pernas, o conhecimento que adquirir não será nada além de vazio e efêmero."

"Da mesma forma que a música é feita de mais do que somente notas, os livros são mais do que apenas palavras."

"Claro que é bom ter prazer em ler. Mas as vistas que se pode ter em caminhadas leves e agradáveis são limitadas. Não condene a montanha pelas trilhas íngremes, Também é uma parte valiosa e agradável da escalada o esforço de subir uma montanha passo a passo. Se você vai escalar, escale uma montanha alta. A vista do topo será muito melhor."

 
"O mundo coloca todo tipo de obstáculo no nosso caminho e somos obrigados a aguentar tanta coisa que chega a ser absurdo. Nossa melhor arma para lutar contra toda a dor e dificuldade não é a lógica, tampouco a violência. É o humor."